Santa Casa Clínicas

Segundo a OMS, a obesidade já é considerada uma epidemia, causada pelo excesso de alimentos muitas vezes não saudáveis, fazendo com que sua ingestão calórica seja maior do que o gasto energético, ocorrendo o ganho de peso.

Na teoria é muito fácil dizer o que pode ou não pode consumir para evitar o quadro de obesidade, mas o que muitas pessoas não falam é que para o desenvolvimento da obesidade também devem ser considerados alguns fatores;

Idade

Genética

Falta de atividade física

Tireoide

Causas psicológicas

Sono adequado

Ingestão de água

Para melhorar o quadro de obesidade, a melhor opção imediata é observar quais são as dificuldades que se encontra ao tentar diminuir o peso, procurar ajuda profissional, psicológica, nutricional e praticar uma atividade física prazerosa, isso irá ajudar no início.

Diminuir o consumo de industrializados, salgadinhos, bolachas recheadas, excesso de farinha branca como várias porções de pães e bolos durante o dia, o consumo de alimentos ultraprocessados como presunto, bacon, calabresa, peito de peru, refrigerantes, doces em excesso, e a melhor forma para que isso realmente seja possível é a organização para ir ao supermercado.

Não vá ao supermercado com fome, uma dica valiosa, pelo menos coloque no carrinho 3 tipos de frutas, legumes e saladas, carboidratos apenas de legumes e cereais (arroz, batata, batata doce, milho) e varie o quanto quiser, a variedade de vitaminas encontradas nas mais diversas cores irá ajudar a diminuir o peso e também, melhorar sua saúde.

Comece hoje uma atividade física, a falta de atividade física em conjunto com a obesidade pode trazer doenças crônicas, como hipertensão, colesterol, diabetes, dores musculares e nas articulações, aumentam as chances para o AVC (acidente vascular cerebral). Diminui seu cansaço e letargia, tem grandes chances de melhorar a qualidade do seu sono, acelera o seu metabolismo e melhora sua memória e concentração.

Os cuidados para não desenvolver e para reverter o quadro de obesidade é unicamente a mudança de hábitos, quando se cria um hábito saudável com atividade física regular, pelo menos 3 vezes na semana, 3 porções de fruta no dia, 2 porções de saladas e legumes, diminuir o consumo de farinha branca, principalmente em alimentos processados e aumentar o consumo de fibras, podemos trazer uma melhora geral para o nosso corpo, mas tenha consciência de que a diminuição do peso precisa ser constante e de vagar, é muito importante aumentar a massa muscular, se desprenda do valor da balança e acompanhe as medidas que seu corpo vem diminuindo.

A melhora dos seus hábitos alimentares, ninguém nunca poderá tirar de você, aprenda a comer direito e nunca mais precisará cortar nada da sua dieta.