Santa Casa Clínicas

Com o objetivo de conscientizar a população a respeito de suas causas e tratamentos, a campanha Fevereiro Roxo chama a atenção para três sérias doenças: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. Vamos conhecer um pouco sobre elas?

Lúpus

Esta doença é caracterizada por um distúrbio crônico que produz anticorpos em excesso, que acabam atacando o organismo, provocando inflamação nos rins, pulmões, pele e articulações. Em casos mais graves, o Lúpus pode levar à morte se o paciente não receber tratamento correto.

Os motivos para o surgimento do Lúpus ainda são desconhecidos. Por causa disso, não existe formas de prevenção, nem vacina, e até mesmo seu diagnóstico é difícil de ser feito, sendo muitas vezes confundido com outras doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico é a forma mais séria da doença e a mais comum, afetando 70% dos pacientes.

A doença atinge principalmente mulheres, sendo 9 em cada 10 pacientes, com risco maior durante a idade fértil.

Fibromialgia

A Fibromialgia ataca principalmente as articulações, causando dores por todo corpo, especialmente nos tendões e músculos. Além disso, essa doença provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

Embora o motivo pelo qual as pessoas desenvolvem Fibromialgia ainda seja desconhecido, ela costuma aparecer após eventos graves, como traumas físicos e psicológicos ou até mesmo infecções.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia calcula que a doença afeta 3% da população, sendo que a cada 10 pacientes, de sete a nove são mulheres. O diagnóstico é clínico, por meio de histórico, exames físicos e laboratoriais.

O principal tratamento é não-medicamentoso. Recomenda-se exercício aeróbico, para mexer o corpo todo e acelerar os batimentos cardíacos. Mas a medicação pode ser útil para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente para praticar exercícios físicos. Em alguns casos, a terapia psicológica também pode ajudar a lidar com a dor crônica no dia a dia.

Mal de Alzheimer

É uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o tempo, o Alzheimer passa a afetar o comportamento e a personalidade da pessoa, levando a consequências como a perda de memória.

O Mal de Alzheimer é a causa mais comum de demência, que é um grupo de distúrbios cerebrais que provocam a perda de habilidades intelectuais e sociais. Das cerca de 15 milhões de pessoas no País com mais de 60 anos, estima-se que 6% tenha a doença, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Apesar de não existir uma forma de prevenção específica, recomenda-se manter a mente ativa, uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos. Isso pode inibir ou retardar o surgimento da doença.

Fontes:

Campanha: Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus

Fevereiro Roxo: afinal, você sabe o que a campanha significa?